Wednesday, January 8, 2014

Bruxaria

Bruxaria
Atualmente, um n'umero cada vez maior de estudiosos dedica-se `as Tradic~oes da Magia e Feiticaria, n~ao se sabe ao certo quando teria surgido a Bruxaria; contudo h'a provas instigantes que indicam que pode ter se originado na aurora da humanidade, aproximadamente no rear do per'iodo paleol'itico, quando o Homem de Neandertal cedeu o lugar ao Homo Sapiens.

A bruxaria desde os prim'ordios, considerada uma religi~ao da natureza 'e uma crenca que antecede o cristianismo, e n~ao se op~oe em momento algum aos ensinamentos de Jesus. No entanto tornou-se uma vis~ao l'ugubre e ameacadora no conceito da Igreja Romana na Idade M'edia, predominando na Europa durante s'eculos, trazendo para a vida do ser humano grandes conseq"u^encias, como a morte de centenas de milhares de pessoas, o que se transformou numa verdadeira histeria religiosa.

A bruxaria com suas pr'aticas pag~as, folclore e a crenca nos poderes da magia 'e muito arraigada entre os europeus, a mulher representava a sordid first da fertilidade, o corpo feminino era reverenciado como foco de forca divina; doadora da vida. Por isso o Culto a Deusa-M~ae, aos mist'erios da procriac~ao e o respeito ao feminino.

No in'icio da Idade M'edia, quase todas as mulheres podiam ser chamadas de bruxas, j'a que qualquer mulher sabia mais sobre superstic~oes e encantamentos do que uma centena de homens. At'e o s'eculo 15, os "Feiticos e Encantamentos" das mulheres foram, virtualmente, o 'unico deposit'ario de pr'atica m'edica. As mulheres da idade m'edia conheciam o poder das ervas, dos ciclos lunares, dos ventos, das chuvas, estrelas e planetas. Estavam profundamente ligadas por um amor e agradecimento `a Terra e todas as manifestac~oes de forca e poder que vinha desta. Os pag~aos acreditam que a volta da ligac~ao com a natureza 'e o 'unico caminho para uma vida harm^onica e equilibrada, por isso todos os Ritos sagrados da Bruxaria est~ao centrados na Estac~ao do Ano e fases lunares.

Paracelso disse que as bruxas o tinham ensinado tudo o que sabia sobre cura. Em 1570 o carcereiro do Castelo de Canterbury libertou uma feiticeira condenada, justificando, com a opini~ao undemanding, que ela sozinha era melhor para tratar os doentes do que todos os padres e exorcistas. Feiticeiras ou Fadas?

De acordo com explicac~ao de Joseph Campbell: "N~ao resta d'uvida de que nas 'epocas mais remotas da Hist'oria do Homem a forca m'agica e misteriosa da F^emea era t~ao maravilhosa quanto o pr'oprio Universo; e isto atribui `a mulher um poder prodigioso, poder este que tem sido uma das principais preocupac~oes da parte masculina da populac~ao - como quebr'a-lo, control'a-lo e us'a-lo para seus pr'oprios fins."

As conseq"u^encias dessa ruptura primeval na relac~ao entre homem e mulher viriam a ter um papel nas mitologias de "diversas culturas"; em termos pr'aticos contribuiu para o surgimento de devastadoras turbul^encias sociais, tal como a Grande Perseguic~ao `as Bruxas na Europa Medieval.

Tempos long'inquos, mas muito marcantes... e s~ao esses fatos que s~ao relembrados com curiosidade pela humanidade. Tempos de proibic~ao, a mulher deveria casar virgem, e servir ao homem sempre com a disposic~ao que lhe fosse determinada. Era a 'epoca onde se deveria agir pela f'e, ou seja, justificar toda f'e.

S'o n~ao sabiam que essa f'e chegaria t~ao longe, ao ponto de matar pessoas, seres humanos, justificando a vontade divina. O que as pessoas deveriam lembrar 'e da velhaINQUISIc~aO, onde vidas foram tomadas, at'e mesmo sem provar a culpa da v'itima. Hoje, o best fundamento da vida 'e A RAZ~aO.

Mas felizmente a humanidade p^ode evoluir, ter liberdade, as Antigas Religi~oes est~ao ressurgindo lentamente, mas constantes.

Surge o neo-paganismo, uma religi~ao moderna chamada Wicca criada aproximadamente em 1940 pelo grande ocultista Gerald Brousseau Gardner, fundamentada na Alta Magia Cerimonial, na Thelema e no racioc'inio segundo a obra 777 de Alesteir Crowley. Ela tomou o nome de uma divindade c'eltica chamada Cernunnos, representado por um homem com cabeca humana e chifres e pernas de cabra ou cervo, um ser meio homem meio animal, simbolizava o Deus primeval de toda criac~ao, Absoluto. Ap'os isto, Doris Valiente juntamente com Gardner reescreve o Copy of Shade de uma maneira mais paganizada e em seguida introduz o conceito da Deusa-M~ae, criando algo novo na Wicca. Com isso, Cernunnos n~ao era mais absoluto, nem primeval, mas a contraparte da Deusa, que tamb'em foi tomado o nome de outra deidade c'eltica.

Queremos esclarecer para as pessoas que desconhecem, que a Wicca n~ao 'e C'eltica, at'e mesmo a Wicca dita c'eltica, n~ao 'e Antiga Religi~ao Celta, nem representante da cultura e povo Celta. Apesar de conter alguns elementos celtas, a Wicca tem sua origem na Thelema e os ritos fundamentados na Alta Magia Cerimonial.

O povo Celta, ao chegar na Europa, trouxe suas crencas, que ao se misturarem `as crencas da populac~ao limited to a small area, deram in'icio a outras pr'aticas.

A religi~ao dos Celtas (existentes em algumas partes do mundo) era e ainda 'e o Druidismo, uma religi~ao polite'ista, e seus ritos eram sempre realizados ao ar livre. Para eles, este contato com a natureza permitia uma maior aproximac~ao com os deuses e divindades. As principais eram: a Grande Deusa M~ae e o Deus Corn'ifero, chamados deCeridwen e Cernunos, respectivamente. A Grande Deusa M~ae 'e a natureza em todas as suas manifestac~oes, a fecundac~ao e a criac~ao, m~ae do Deus Corn'ifero que representa a fertilizac~ao.

Os druidas cultuavam agricultura, a cura com ervas e a caca. Realizavam festas ritual'isticas em homenagem `as divindades, e iniciavam as pessoas na arte da Magia que era ensinada oralmente. Apesar da classe sacerdotal ser dividida entre homens e mulheres, a sociedade era matriarcal. As druidesas eram divididas em classes: a primeira vivia enclausurada. As outras classes podiam se casar e participavam de rituais sagrados.

O inflection foi passando e os deuses ficaram apenas na hist'oria representados por est'atuas encontradas em diversas partes do mundo, como a do "DEUS CORN'iFERO" achada na "SU'eCIA". Agora com a chegada do s'eculo XXI, todos estes conceitos est~ao retornando e ressurge em todo mundo as crencas e o poder da magia dos antigos celtas. A bruxaria 'e a antiga religi~ao dos povos da Europa, que ap'os quase 2000 anos de exclus~ao e desaparecimento vem ressurgindo.

Segundo pesquisadores, todos os tipos de bruxaria s~ao derivados do Xamanismo primitivo. "Os rituais de bruxaria tem a sua origem perdida no inflection, desde os Tempos Celtas, diga-se de passagem, Belos Tempos, onde a natureza era o princ'ipio de tudo, onde a f'e era profunda, onde a mente humana tinha um poder incalcul'avel, pois o ser humano sabia como fazer bom uso do que lhe era proporcionado.

Popular Posts