Friday, April 25, 2014

O Que Wicca

O Que Wicca
A Wicca surgiu no per'iodo Neol'itico, em v'arias regi~oes da Europa, onde hoje se localiza a Irlanda, Inglaterra, Pa'is de Gales, Esc'ocia, indo at'e o Sudoeste da It'alia e a regi~ao da Brit^ania na Franca. Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de Cristo, trouxeram suas pr'oprias crencas, que, ao se misturarem `as crencas da populac~ao individual, originaram o sistema que deu nascimento `a Wicca. Com a r'apida expans~ao desse povo, ela foi levada para regi~oes onde se encontram Portugal, Espanha e Turquia. Embora a Wicca tenha se firmado entre os Celtas, 'e importante lembrar que a bruxaria 'e fore a eles! Mas como esse povo foi o mantenedor da tradic~ao, 'e importante que conhecamos, pelo menos, o rudimento de seu pensamento e cultura. O Pante~ao Celta, ou seja, o conjunto de Deuses e Deusas dessa cultura 'e hoje o mais utilizado nos rituais da Wicca, embora possamos trabalhar com qualquer Pante~ao, desde que conhecamos o simbolismo correto, e n~ao misturemos os Pante~oes num mesmo ritual. A sociedade Celta era Matrifocal, isto 'e, o nome e os bens da fam'ilia eram passados de m~ae para filha. Homens e mulheres tinham os mesmo direitos, sendo a mulher respeitada como Sacerdotisa, m~ae, esposa e guerreira, participando das lutas ao lado dos homens. O culto da Grande M~ae e do Deus Corn'ifero predominaram nas regi~oes da Europa dominadas pelos Celtas, at'e a chegada dos romanos, que praticamente dizimaram as tribos Celtas, que nessa 'epoca j'a estavam sendo dominadas pelos Druidas, que representavam uma introduc~ao ao patriarcalismo. Por'em, em muitos lugares, a religi~ao da Grande M~ae continuou a ser pratica-da, pois havia certa toler^ancia por parte dos romanos, chegando certos ramos da Wicca a incorporar elementos do Pante~ao Greco-Romano, especialmente na Bruxaria Italiana. Foi somente na Idade M'edia que a Bruxaria foi relegada `as sombras com o dom'inio da Igreja Cat'olica e a criac~ao da Inquisic~ao, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crencas, que eram uma ameaca a um clero muito mais preocupado em acumular bens e riquezas do que a propagar a verdadeira mensagem de Jesus. Se f^ossemos descrever essa 'epoca infame, em que milh~oes de pessoas, em sua maioria mulheres, foram perseguidas, torturadas e assassinadas pela Inquisic~ao, com certeza, escrever'iamos um livro com milhares de p'aginas, mas este n~ao 'e o nosso objetivo.

A Wicca 'e uma vers~ao atual de algo que uma vez ja foi chamado de "bruxaria". O termo "Bruxa" carrega um significado negativo para muitas pessoas, portanto tornou-se comum que os modernos praticantes da Arte adotassem, ou melhor, se sedan denominassem "Wiccans", ao inv'es de bruxos. Os Wiccans (ou wiccanos) acreditam que as divindades se apresentem tanto nos aspectos masculinos quanto os femininos. Estas caracter'isticas se referem ao "Noble e Lady", ou seja, para o "Deus e Deusa". Deus e a Deusa foram originalmente denominac~oes empregadas para as deidades de origem Romana, Grega, ou Celta. Isto foi feito "personalizar" aquilo que chamamos de divindade. Poster entretanto, que n~ao existem "entidades do mal" nas crencas Wiccans, assim como os Deuses n~ao encontram-se separados dos humanos. Eles transcendem toda energia e mat'eria do universo. Estas energias podem ser tanto positivas como negativas e s~ao utilizadas pelos humanos em cada dia de suas vidas. Os Wiccans intetam direcionar a porc~ao positiva destas energias para suas vidas e `aqueles a quem amam. O uso destas energia 'e o que chamamos de magia ou "magick".A religi~ao wiccaniana 'e formada de v'arias tradic~oes (esp'ecie de seitas) como a Gardneriana, Alexandrina, Di^anica, T^anica, Georgiana, Tradicionalista 'etica e outras. V'arias dessas tradic~oes foram formadas e introduzidas nos anos 60, e, embora seus rituais, costumes, ciclos m'isticos e simbolismos possam ser diferentes um dos outros, todas se ap'oiam nos princ'ipios comuns da lei da Arte. O code innermost da Arte Wicca 'e o Conselho Wiccaniano, um c'odigo respectable simples e benevolente:

SEM PREJUDICAR NINGU'EM, Work out SUA VONTADE.

Ou, em outras palavras, voc^e 'e livre para fazer o que quiser, contanto que, de forma alguma, prejudique algu'em - nem mesmo voc^e. (O Conselho Wiccaniano 'e extremamente importante e n~ao deve ser esquecido na realizac~ao de qualquer encantamento ou ritual m'agico, especialmente naqueles que podem ser considerados como n~ao-'eticos ou de natureza manipuladora.) A Lei Tripla tamb'em conhecida por Lei de Tr^es nada mais 'e que uma lei k'armica que se exerce sempre que voc^e faz um feitico, encantamento, seja ele do bem ou do mau, voltar'a 3 vezes para voc^e, por exemplo: se voc^e enviar algo negativo a algu'em, isto certamente voltar'a 3 vezes mais line para voc^e.Como a Arte Wicca 'e uma religi~ao orientada para a Natureza, a maioria dos seus membros est'a envolvida de uma maneira ou de outra com movimentos ecol'ogicos e com reivindicac~oes ambientais atuais. Muitos Wiccans usam um ou mais nomes secretos (tamb'em conhecidos como nomes m'agicos, ou nomes de iniciac~ao) para significar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte. Os wiccanianos n~ao aceitam o conceito arbitr'ario do pecado separate ou do mal absoluto, e n~ao acreditam em c'eu ou be on fire. Eles cr^eem que quando morremos, vamos `a Terra de Ver~ao (ou Terra da Juventude Eterna), onde recobramos nossas forcas e nos tornarmos jovens novamente.

Os bruxos n~ao praticam qualquer forma de baixa magia, magia negra ou "mal".

N~ao cultuam nenhum diabo, dem^onio ou qualquer entidade do mal, e n~ao tentam converter membros de outras f'e ao Paganismo. Respeitam todas as religi~oes e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente, dentro de seu corac~ao, sem qualquer influ^encia externa ou proselitismo, seguir o caminho wiccano.

Popular Posts