Monday, March 4, 2013

A Deusa Freya

A Deusa Freya

Freya

Na mitologia n'ordica, Freya 'e a Deusa-M~ae da dinastia Vanir, raca oposta a dos primitivos Aesir, dos quais Odin era o l'ider.

Deusa do sexo e da sensualidade, da fertilidade, do amor e da atrac~ao, da lux'uria, da m'usica e das flores, da magia, bruxaria, adivinhac~ao e encantamento (especialmente amoroso), da riqueza e das guerras, al'em de l'ider das Valqu'irias (condutoras das almas dos mortos em combate).

Infelizmente, poucas de suas hist'orias sobreviveram, talvez porque suas lendas foram registradas por eruditos influenciados pelo cristianismo, e muito provavelmente, ferozes opposite qualquer registro sobre Freya, a deusa da adivinhac~ao e da independ^encia sexual.

Era irm~a de Freyr (deus da fertilidade) e filha de Njord (deus do mar) e Skadi (deusa do inverno e da caca).

Uma deusa-Vana, ela foi por algum intonation casada com o misterioso deus Od, ou Odr, o qual desapareceu e foi sempre procurado por Freya, no c'eu e na terra, enquanto derramava l'agrimas, que se transformavam em ouro na terra e ^ambar no mar. Tais l'agrimas lhe renderam o atributo de deusa da riqueza e sua constante busca, os t'itulos relacionados ao amor.

Com excec~ao desta vaga menc~ao a um marido, Freya nunca esteve associada a outro deus no papel de "esposa". De car'ater arrebatador, teve v'arios deuses como amantes (o que lhe rendeu a qualificac~ao de deusa do sexo, da sensualidade, da luxuria e da atrac~ao), e 'e representada como uma mulher atraente e voluptuosa, muitas vezes com olhos azuis.

Possu'ia muitos gatos, os quais puxavam sua carruagem em batalha, e a tornaram a senhora dos gatos, o mesmo t'itulo atribu'ido `a eg'ipcia Bast e `a grega 'Artemis.

Mulheres s'abias, videntes, senhoras das runas e curandeiras estavam intimamente conectadas a Freya, pois ela era a deusa da magia, bruxaria e dos assuntos amorosos.

H'a quem diga que a Deusa possu'ia o segredo das runas mesmo antes de Odin e, gracas a sua ligac~ao com a magia, 'e conhecida como a deusa da magia, bruxaria e encantamento.

A magia de Freya era xaman'istica por natureza, como indica seu vestido ou capa de pele de falc~ao, que permitia que se transformasse em um p'assaro, viajasse para qualquer dos mundos e retornasse com profecias. Ali'as, v'arias vezes Loki emprestou tal pele de falc~ao, geralmente para espionar pessoas e criar problemas.

Entre os povos n'ordicos, tal habilidade de efetuar viagens astrais, hoje tida pelos xam~as como necess'aria para previs~ao do futuro e obtenc~ao de sabedoria, era conhecida por seidr.

Seidr era uma forma m'istica de magia, transe e adivinhac~ao primariamente feminina, e, em sua maior parte, envolvia a pr'atica de transmutac~ao, viagem do corpo astral atrav'es dos Nove Mundos, magia sexual, cura, maldic~ao e outras t'ecnicas. Suas praticantes, chamadas de volvas ou `as vezes seidkona, eram sacerdotisas de Freya.

Ressalta-se que na mitologia h'a indicac~oes que o seidr foi tamb'em praticado por homens vestidos com roupas de mulher. No entanto, esta n~ao era uma atividade masculina in the field of e aqueles que a praticavam eram ridicularizados ou at'e mesmo assassinados. Vestir-se com as roupas do sexo oposto 'e uma tradic~ao realmente antiga que tem suas ra'izes na crenca de que um homem deve espiritualmente transformar-se em uma mulher para servir `a deusa. Isso n~ao poderia ser bem recebido numa sociedade patriarcal. Odin, iniciado pela pr'opria Freya, 'e a 'unica deidade masculina listada nos mitos a ter praticado este tipo de magia exclusivamente vestido como homem.

As volvas moviam-se livremente de um cl~a para outro, suas habilidades eram constantemente exigidas. Elas n~ao costumavam se casar, apesar de possu'irem amantes. Portavam cajados com uma ponteira de effigy e usavam capas, capuzes e luvas de pele de animais.

Apesar de Freya n~ao ser uma deusa lunar, muitos de seus aspectos a ligam `as Luas Cheia e Nova. Aspectos estes, frisa-se, relacionados ao seu colar m'agico que portava, Brinsigamen, equivalente ao machado de Thor.

colar m'agico que portava, chamado Brinsigamen, equivalente ao machado de Thor.

A hist'oria de como obteve este colar 'e uma lic~ao de como usar os Quatro Elementos, conhecimento hoje tido como essencial para a pr'atica do xamanismo.

Certa vez, quando Freya passeava, se deparou com quatro gnomos que fabricavam o mais belo colar por ela j'a visto. Esses artes~aos, conhecidos como Brisings, chamavam-se Alfrigg, Dvalin, Berling e Grerr. Freya decidiu que o colar deveria ser seu, mas os gnomos n~ao o venderiam, apenas a presenteariam, se ela passasse uma noite com cada um deles. Sem hesitar, Freya concordou e tornou-se a propriet'aria de Brisingamen, um poderoso equil'ibrio da Serpente Midgard e um s'imbolo de fertilidade. Tais atributos correspondem `a Lua Cheia.

Uma vez que os monges crist~aos julgaram esta hist'oria cheating, 'e de se admirar que tenha sobrevivido nos mitos n'ordicos. Mas n~ao 'e puramente uma hist'oria sobre sexo, mas sim sobre obter conhecimento (algo considerado t~ao maligno quanto o sexo pelos monges).

Os quatro gnomos representam os Quatro Elementos. Brisingamen simboliza a beleza, o poder e a riqueza que adv^em do saber como utilizar e equilibrar esses tijolos de mat'eria.

A inveja e a cobica de Odin por tal j'oia e pelo meio atrav'es do qual Freya a obteve, o levou a ordenar a Loki que roubasse o colar. Para recuper'a-lo, Freya deveria concordar com uma obscura ordem de Odin: incitar a guerra entre reis e grandes ex'ercitos e, depois, reencarnar metade dos guerreiros mortos em batalha, para que lutassem novamente. A outra metade, junto com todas as mulheres, era transportada para seu castelo Sessrumnir. Este aspecto da deusa, a conecta `a Lua Nova e caracteriza como l'ider das Valqu'irias e senhora das guerras.

O seu nome tem v'arias representac~oes (Freia, Freja, Freyja, Froya, etc.) sendo tamb'em, por vezes, confundida com a Deusa Frigga.

Freya 'e, ainda, a senhora das sextas-feiras, de onde se tira a tradic~ao usada por suas filhas, sacerdotizas e seguidoras de fazer encantamentos, essencialmente os amorosos, neste dia.Visite:

Wicca Ipatinga:


http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga


Popular Posts