Sunday, March 4, 2012

Anjos E Demnios Na Wicca

Anjos E Demnios Na Wicca
Gostaria de comentar sobre o porqu^e de muitos "wiccanos tradicionais" definirem que n~ao existe anjos ou dem^onios na Wicca. Peco, pra que cada pessoa que estiver lendo esqueca, nesse momento, a doutrina que faz parte ou a id'eia que possui sobre anjos e dem^onios e analise um pouco da hist'oria das terminologias e tamb'em dos seres elementais/espirituais que os anjos e os dem^onios representaram e representam para a hist'oria das civilizac~oes.

Nem todo mundo sabe mais os seres mensageiros, hoje conhecidos como anjos, existem a muitos e muitos anos, finish, s~ao anteriores ao Cristianismo, melhor, s~ao anteriores tbm ao juda'ismo. Os Angeolos (grego) ou ^Angelus (Latim), eram seres elementais que possu'iam a capacidade de vagar entre os planos, e eram t~ao "puros" em sua estrutura, que compreendiam qualquer linguagem, finish a dos Deuses, sendo muitas vezes considerados Deuses "menores" ou G^enios, entre alguns povos os Angeolos assim como os Manes (Daimon), existiam n~ao somente no meio externo, mas tbm dentro de n'os seres humanos. Para S'ocrates; "Daimon 'e a parte incorrupt'ivel do homem, o verdadeiro homem interno, a alma espiritual". Por isso os homens eram capazes de se comunicar com os Deuses e tbm com seres ca'oticos. Mas 'e interessante mostrar que para esses povos, os Angelos e os Manes (Daimon) n~ao eram seres distintos, eram, na verdade, os mesmos seres, apenas com nomes diferentes. Isso se deve porque para os pag~aos a id'eia de Bem e Mal n~ao existia, os Angeolos(Daimon) eram seres "puros", ou seja, n~ao se ligavam nem ao bem nem ao mal, faziam oq precisavam fazer e at this moment, n~ao importava como os homens aceitavam tais ac~oes, o importante era que fizessem o que tinham que fazer, pois isso para eles 'e o "certo".

Esses seres eram normalmente "vistos" com asas, pois como sabemos as mensagens eram passadas pelo Ar, atrav'es de corujas, 'aguias, pombos...Vemos tbm que o Deus mensageiro Hermes era sempre caracterizado com um capacete com asas, e calcando uma sand'alia alada. Por essa raz~ao os Angelos e os Manes (plural de Daimon) eram sempre caracterizados como seres alados. Segundo Hermes os Manes eram esp'iritos guardi~oes da raca humana; "aqueles que moram na proximidade dos imortais, e da'i velam pelos assuntos humanos".

Agora saindo dos povos gregos, vamos aos povos do oriente, de onde os Hebreus roubaram a termologia Elohim, que atualmente muitos pag~aos usam como refer^encia aos Angelos.

O termo "El" para designar Deus, vem dos Cananeus, povos semitas da Fen'icia e da Palestina, cuja civilizac~ao foi marcada pela unidade da religi~ao e da linguagem. Em toda a sua regi~ao eram adoradas as divindades conhecidas pelos textos de Ugarit (refer^encia abaixo) como El, Baal, Adu, Anat, e v'arios outros (sim eles eram pag~aos). O culto dos Cananeus ocorria em lugares altos onde se encontravam os bosques sagrados, sacrif'icios e ritos sexuais assinalavam as celebrac~oes dos festivais em honra aos Deuses. Atingidos pelas invas~oes Aramaicas (sendo um dos povos invasores, os Hebreus) no fim do II mil^enio a.C. o "mundo" cananeu reduziu-se, a apenas, as cidades Fen'icias e P'unicas.

El era o Deus do C'eu entre os Cananeus (Singular a Zeus entre os Gregos). Divindade suprema que foi eclipsado(Ofuscado) por Baal. Apropriado pelos hebreus, o nome do Deus e dos seus seres mensageiros, passou a ser um termo para designar os outros nomes de Jav'e: Elohim e El-Shaddai.Encontramos refer^encia dessas palavras na B'iblia, e tb nos textos Babil^onicos de Details Al Amarna, sendo esses 'ultimos textos, pag~aos e anteriores a formac~ao da B'iblia Hebr'eia* (Antigo testamento).

O termo Elohim 'e o plural de Eloha que significa: "mensageiros de El". Como El era o Deus do C'eu - veja C'eu como apenas a atmosfera compreendia entre a terra e as estrelas - ele tb era considerado o Deus Mensageiro dos Cananeus, e seus "bracos direito" eram os Elohim (na hierarquia dos elementais, s~ao os mais "evolu'idos").

Sei que um texto muito longo 'e cansativo, mas j'a que estou disponibilizando algumas informac~oes hist'oricas acredito que 'e interessante comentar sobre os s'itios Arqueol'ogicos de Ugarit e Details Al Amarna, j'a que eles foram citados como refer^encia.

Ugarit era uma antiga cidade da costa da S'iria, ao norte de Lat'aquia, atual Ras Shamra, a chegada dos Amorreus no III mil^enio a.C fez a prosperidade da cidade, que se tornou, no II mil^enio, um rico centro comercial em que predominavam as influ^encias Eg'ipcias e Hitita. O s'itio arqueol'ogico de Ugarit foi descoberto em 1928 e escavado por C. Schaeffer e sua equipe. Em dois imensos pal'acios foram descobertos em c^amaras subterr^aneas, dep'ositos de arquivos e de textos liter'arios, os quais, possu'iam 5 sistemas de escrita entre elas a Ugar'itica, l'ingua sem'itica utilizada na fen'icia dos s'ec. XV ao XIII a.C.

Amarna, s'itio do M'edio Egito, na margem oriental do Nilo, ao norte de Assiut,presente no exact das ru'inas de Aquetat~ao, a ef^emera coffers de Amen'ofis IV Aquenaton (1372 - 1354 a.C.). Os arquivos reais l'a encontrados forneceram um grande post de informac~oes sobre as relac~oes do Egito com outras regi~oes do Oriente Pr'oximo. Foram descobertos templos do culto astronomical, pal'acios, resid^encias particulares, bairros oper'arios e necr'opoles, assim como diversas oficinas e lojas.

* Baal 'e a palavra sem'itica que significa "Senhor", e que era aplicada a v'arias divindades padroeiras de cidades, em especial a Hadad, deus da tempestade. Percebam que a Igreja Cat'olica, para n~ao perder o match, transformou o termo Baal no nome de um dos "grandes dem^onios", e em alguns casos 'e at'e o nome dado ao Diabo.

DEPOIS DISSO TUDO VAMOS AO RESUMO: No passado os seres elementais/espirituais respons'aveis por transmitir mensagens, energias, e sensac~oes entre os planos, al'em de serem os guardi~oes dos "portais" eram chamados pelos gregos de Angeolos ou Daimon, sendo que sua forca e personalidade tamb'em habitavam o mundo interno de cada ser humano. Esses seres n~ao eram bons nem maus, eles agiam de acordo com o que precisavam fazer, pois na mente dos antigos (e dos atuais) pag~aos nada 'e bom ou mal, tudo depende do ^angulo que vc encara, normalmente consideramos tudo um aprendizado e uma forma de arrecadar sabedoria. Esses mesmos seres aparecem na crenca dos Sum'erios, Babil^onicos, Cananeus e v'arios outros, e o termo que alguns deles usavam para representar esses seres era Elohim, ou mensageiros de El. Atualmente a Igreja Cat'olica absorveu e transformou o termo Angeolos em anjos, e Daimon em Dem^onios, mas inseriu neles caracter'isticas inexistentes no passado, primeiro pq transformou-os em seres distintos, segundo pq colocou os anjos como seres Bons e os Dem^onios como seres maus, ligando-os finish a uma entidade unicamente crist~a/judaica denominada de Diabo/Sat~a (que na mitologia judaica, era um anjo). Ou seja, fizeram uma "mistureba" danada, um anjo virou um ser quase divino, que passou a controlar os Daimon que deixaram de ser a mesma coisa que os angeolos. Os anjos, por sua vez, foram divididos em 9 camadas hier'arquicas: Serafins, querubins, tronos, dominac~oes, virtudes, potestades, principados, arcanjos, anjos. E agora a termologia anjos significa: "ser celeste intermedi'ario entre Deus(crist~ao monote'ista) e os homens". Assim sendo, as religi~oes pag~as como a Wicca, n~ao podem mais usar o termo anjos, pois isso causaria uma grande confus~ao, principalmente na mente dos mais novos que desconhecem os tracos hist'oricos dos termos, e al'em de causar um choque de Egr'egoras, pois seriam 2 contextos (Pag~aos e Crist~aos) utilizando um mesmo "termo invocativo" para invocar e evocar entidades diferentes.

Enfim, o que podemos fazer? Como trabalhar com esses elementais/entidades? Simples, atualmente boa parte das tradic~oes da Wicca, e de Cl~as da Bruxaria tradicional trabalham com a terminologia Elohim, j'a que esta, apesar de aparecer como um dos muitos nomes de Jeov'a (Deus dos hebreus), n~ao possui nenhum v'inculo ou culto religioso fortemente estruturado e propagado como ocorreu com os anjos, e possui uma egr'egora unicamente pag~a.

O conselho que eu dou 'e: Use o termo Elohim, quando for trabalhar com os seres mais altos da categoria elemental, ou crie nomes para eles,mas n~ao use o termo anjos, pois esse nome j'a deixou de ser (ou nunca foi) pag~ao e est'a enraizado na cultura crist~a. Se vc usar o termo anjos, vai acabar confundindo as pessoas e ainda vai cair em um grande choque de egr'egoras. E essa confus~ao n~ao 'e boa para a imagem da religi~ao Wicca, e muito menos para o paganismo.

Existem anjos e Dem^onios na Wicca? N~ao, n~ao existem. Angeolos, Daimon, Manes e Elohim, existem, mas anjos e Dem^onios n~ao.

Algu'em agora pode bater o p'e e dizer Angeolos e anjos 'e a mesma coisa, s'o escreve diferente. Minha resposta 'e a seguinte: Para os Judeus o nome Shabbat (com SH) 'e o s'abado, o s'etimo dia da Criac~ao, o Dia do Repouso do Senhor e a mais importante comemorac~ao dos Judeus. Todo tipo de trabalho 'e proibido, homens, mulheres, criancas, animais, nada pode trabalhar no dia de Shabbat, pois 'e um dia de meditac~ao, introspecc~ao e estudo, dedicado `a lembranca da escravid~ao do Egito. J'a na Wicca os Sabbaths (apenas com S e com h no fim) s~ao as comemorac~oes celtas (maiores) e os equin'ocios e Solst'icios (menores). Os termos s~ao parecid'issimos e no passado eram utilizados para designar as celebrac~oes n~ao crist~as, mas hoje, j'a fortalecidos s~ao termos parecidos, mas que significam coisas completamente diferentes, e 'e assim com os Angelos e os anjos.

Popular Posts